PUBLICIDADE

Paraíba tem mais de 46 mil pessoas diagnosticadas com autismo e maioria é de crianças, revela Censo do IBGE


A Paraíba tem 46,6 mil pessoas diagnosticadas com autismo e a maioria delas são crianças, segundo revelou o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme dados enviados ao ClickPB. O Censo 2022 foi o primeiro dos censos já realizados pelo IBGE a investigar informações sobre autismo, com um quesito no qual o informante declarava se os moradores do domicílio já tinham sido diagnosticados com autismo por algum profissional de saúde.

Os resultados indicaram que 46.560 pessoas declararam ter recebido diagnóstico de TEA, o que corresponde a 1,2% da população residente no Paraíba. A prevalência foi maior entre os homens (1,5%) do que entre as mulheres (0,9%), o que equivale a 28.865 homens e 17.695 mulheres com diagnóstico declarado de autismo.

Autismo é maior entre crianças e adolescentes

Entre os grupos etários, a prevalência de diagnóstico de autismo foi maior entre as crianças: 2,6% no grupo de 0 e 4 anos de idade, 3,2% entre 5 e 9 anos e 2% entre 10 e 14 anos. Esses percentuais representam, ao todo, 21.180 crianças de 0 a 14 anos com autismo. Nos demais grupos etários, os percentuais oscilaram entre 0,7% e 1,3%.

Ao se considerar conjuntamente os recortes de sexo e idade, observou-se que o grupo de meninos de 5 a 9 anos apresentou o maior percentual de diagnóstico na Paraíba: 4,7% da população masculina nessa faixa etária, o equivalente a 6.570 indivíduos. Entre as meninas da mesma faixa, o percentual foi de 1,6%, totalizando 2.156 pessoas. Situação semelhante foi observada no grupo 0 a 4 anos, com prevalência de 3,6% entre os meninos e 1,4% entre as meninas.

A prevalência de TEA foi maior entre os homens em todos os grupos etários até 29 anos. Nos grupos entre 30 a 34 anos, 35 a 39, 40 a 44, 55 e 59 e 70 anos ou mais, os percentuais foram equivalentes entre os sexos de nascimento. Já nos grupos de 50 a 54 e 60 a 64 anos, as mulheres apresentaram prevalências ligeiramente superiores às dos homens, com diferença de 0,1 ponto percentual.

Ao observar as pessoas com diagnóstico de autismo por cor ou raça na Paraíba, o maior contingente ficou entre as pessoas que se declararam como parda, com 24.164 pessoas, seguido pela cor branca, com 18.867 pessoas. Mais adiante, vem as pessoas que se declararam como de cor ou raça preta, com 3.187 pessoas, indígena, com 281 pessoas, e amarelo, com 61 pessoas.

Na manhã desta sexta-feira (23), o carro da juíza da comarca de Boqueirão, doutora Andréia, foi interceptado por criminosos quando se dirigia para a cidade de Barra de Santana, no Cariri paraibano. Durante a ação, o esposo da magistrada, que é policial militar, reagiu prontamente à tentativa de assalto, conseguindo balear dois dos suspeitos.

Um dos assaltantes morreu ainda no local, enquanto o outro está em estado grave. Um terceiro envolvido conseguiu fugir e, até o momento, segue foragido. A Polícia Militar realiza intensas buscas na região com o objetivo de localizar e prender o suspeito.

No local da ocorrência, foram encontradas duas armas de fogo que teriam sido utilizadas pelos criminosos. Ainda não há confirmação se a ação foi uma tentativa de assalto comum, uma emboscada ou um atentado direcionado à juíza.

Gráfico: IBGE/Divulgação

 

Com informações do IBGE

 



Fonte: ClickPB

PUBLICIDADE

Mais recentes