A Mostra Sesc de Cinema (MSDC) está com inscrições abertas até 15 de abril para produções audiovisuais independentes. A Mostra premiará os vencedores com licenciamento em um valor total de até R$ 255 mil e as produções serão exibidas em unidades do Sesc em todo o país.
Conforme observou o ClickPB, podem concorrer curtas, médias e longas-metragens de ficção, documentários e animações, finalizados a partir de 1º de janeiro de 2023 e que não tenham sido exibidos em circuito comercial.
A diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, afirmou que projeto abre caminho para novos talentos e impulsiona a cadeia produtiva. “A Mostra Sesc de Cinema reafirma o compromisso da instituição com a valorização do cinema nacional e o fortalecimento da economia criativa”, disse.
O nome dos selecionados serão divulgados em julho.
Sobre a seleção na MSDC
São aceitas inscrições de filmes de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
A seleção contempla três categorias. No Panorama Brasil, serão escolhidos 19 filmes, um de cada estado participante.
Já o Panorama Infanto-Juvenil selecionará até 10 realizações voltadas à infância e juventude.
Sobre os vencedores
As produções vencedoras do Panorama Brasil e do Panorama Infanto-Juvenil terão uma exibição especial em setembro, em uma Mostra Nacional, antes de iniciarem uma circulação de um ano pelas unidades do Sesc em todo o país.
Entre outubro e dezembro, acontecem as Mostras Estaduais e Regionais, em que cada estado ou região exibirá seu filme vencedor do Panorama Brasil, além dos demais títulos selecionados em seus respectivos Panoramas Estaduais ou Regionais.
Sobre a MSDC
Lançada em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do país.
O projeto reúne produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais, dando visibilidade à produção cinematográfica brasileira e contribuindo para a promoção de novos talentos no setor de audiovisual.
Ao longo das suas oito edições, a MSDC já licenciou cerca de 400 obras do audiovisual independente nacional, com exibições em todas as regiões do país.
Fonte: ClickPB