Os Estados Unidos e a China anunciaram, nesta segunda-feira (12), a redução das tarifas recíprocas por um período inicial de 90 dias. O comunicado ocorreu após um fim de semana de negociações comerciais intensas em Genebra, Suíça, por autoridades dos dois países.
- EUA e China sinalizam avanços para reduzir tarifas após dois dias de negociações na Suíça
De acordo com o comunicado, até 14 de maio, os EUA reduzirão temporariamente suas tarifas sobre produtos chineses de 145% para 30%. Já a China reduzirá seus impostos sobre importações americanas de 125% para 10%.
Ambos os lados reconhecem “a importância de uma relação econômica e comercial sustentável, de longo prazo e mutuamente benéfica”, afirmaram.
Os dois lados também concordaram em estabelecer “um mecanismo para dar continuidade às discussões sobre as relações econômicas e comerciais”, liderado pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e pelo representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, segundo o comunicado.
“Essas discussões podem ser conduzidas alternadamente na China e nos Estados Unidos, ou em um terceiro país, mediante acordo entre as Partes. Conforme necessário, as duas partes podem realizar consultas em nível de trabalho sobre questões econômicas e comerciais relevantes”, acrescentou.
Fonte: CNN
Fonte: ClickPB