PUBLICIDADE

Padre critica festival de churrasco em São Paulo durante a Semana Santa: ‘afronta ao povo católico’


Um padre publicou um vídeo nas redes sociais criticando a realização de um festival de churrasco promovido durante a Semana Santa em Mongaguá, no litoral de São Paulo. A Sexta-feira Santa é um feriado marca a crucificação de Jesus e os cristãos praticam jejum ou evitam carne vermelha. Após a publicação, a paróquia recebeu o prefeito, que prometeu o cancelamento do evento, mas isso não aconteceu.

No vídeo, publicado nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o padre Rogério relatou a insatisfação com o evento Burning Fest – Batalha de Assadores, previsto para acontecer entre quinta-feira (17) e (21), inicialmente na Praça Dudu Samba, ao lado da igreja matriz.

O pároco classificou a realização do evento como “uma afronta ao povo católico”, contradizendo a tradição cristã de não comer carne vermelha durante o período em respeito ao sacrifício de Jesus e como forma de penitência.

“Estou decepcionado, indignado e tenho nojo dessa situação maldita que estão fazendo”, desabafou. “Vai ter as consequências.”

Na publicação, o padre relacionou ainda a realização da festa com interesses políticos. “Estão querendo tirar proveito de um momento sagrado para autopromoção”, disse. “Isso é uma vergonha para a cidade. Uma verdadeira maldição”, concluiu.

Segundo o religioso, na manhã seguinte à divulgação do vídeo, o prefeito interino de Mongaguá, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União), foi pessoalmente até a paróquia para pedir desculpas e garantiu que o evento seria cancelado.

No entanto, na quarta-feira (16), a prefeitura anunciou nas redes sociais um novo local para a realização do evento. “Lamentamos por todo o ocorrido, mas por vivermos em um estado laico e democrático, reconhecemos que precisamos respeitar todas as crenças e culturas”, disse a prefeitura.

Em resposta, o padre publicou um segundo vídeo expressando indignação. “O prefeito já tinha dado sua palavra. A palavra dele é a maior no município. Mas, mesmo assim, decidiram fazer em outro local”, protestou.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Mongaguá lamentou o ocorrido e reconheceu a necessidade de respeitar todas as crenças e culturas presentes no município.

Por meio de nota, a administração municipal informou que optou por realocar o evento para a Plataforma de Pesca, em Agenor de Campos, levando em conta a insatisfação da Igreja Matriz de Mongaguá e dos fieis da comunidade.

Ainda segundo a nota, não foi possível suspender ou reagendar o Burning Fest devido à proximidade da data. Além isso, o cancelamento traria prejuízos aos artesãos, comerciantes e autônomos, que já contavam com a realização o festival como fonte de renda.

Semana Santa

A Semana Santa é o período mais importante do calendário cristão, marcado por orações, jejum e reflexão. O período relembra os últimos dias da vida de Jesus Cristo, desde a crucificação a ressurreição, sendo considerada um tempo sagrado por diversas denominações cristãs, especialmente pela Igreja Católica.

A celebração começa no Domingo de Ramos e se estende até o Domingo de Páscoa, com destaque para o Tríduo Pascal — que inclui a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira da Paixão e o Sábado Santo. Para os fiéis, é um tempo de recolhimento espiritual e respeito.

O período é também marcado pela ordem de não comer carne na Sexta-feira Santa, como uma forma de unificar o ritual para todos os fiéis em um dia de penitência. A Igreja recomenda a abstinência, que inclui carnes vermelhas e brancas, em todas as sextas-feiras da Quaresma.

Por g1 Santos (SP)



Fonte: ClickPB

PUBLICIDADE

Mais recentes